Quem é Mestre Machado?



José Machado dos Santos, nascido em 09 de setembro de 1949, na cidade de Alagoinhas, estado da Bahia. Militar da Marinha (Corpo de Fuzileiros Navais). Advogado especialista, com pós-Graduação em Direito Processual cívil, Pós-graduação especialista em História da Cultura Afro-brasileira, cursado em Legislação Trabalhista e Previdência Social. Professor atuante, formado em Letras, com licenciatura Plena em Português, Inglês e literatura das línguas Portuguesa e Inglesa.
Mestre de Capoeira atuante, ministrante de aulas no SESC de São Gonçalo. Registrado na Confederação Brasileira de Capoeira. Fundador de várias entidades como Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de janeiro, Federação Fluminense da Capoeira, Conselho de Ligas do Estado do Rio de Janeiro, Liga Niteroiense de Capoeira, Liga Gonçalense de capoeira, Associação QUILOMBARTE de Capoeira e Associação Modelo Cultural KIKONGO. Com vários cursos nas áreas esportiva e cultural: Curso de Provisionado em Educação Física(CREF); curso de Arbitragem; Técnica de Ensino pela Diretoria de Ensino da Marinha; curso de Primeiros Socorros pelo Ministério do Trabalho; Curso de Cultura Brasileira pela Faculdade MARIA TEREZA, entre outros....

Atualmente, exerce os cargos de:
  • Presidente da Associação Modelo Cultural KIKONGO de Capoeira.
  • Presidente da Liga Gonçalense de capoeira RJ.
  • Presidente do Conselho Fiscal da Federação Fluminense de Capoeira
 Já exerceu os cargos de:
  • Vice-Presidente da Federação Fluminense de Capoeira.
  • Diretor da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro.
  • Diretor da Federação Desportiva de Capoeira do Rio de Janeiro.
         A singela história da vida deste humilde baiano, mestre de capoeira, tem o escopo de utilizar-se da pertinência do relevante momento, para exprimir a imensa alegria que a capoeira lhe proporcionou durante esses longos anos, principalmente, pela elevada importância de saber construir e preservar os sinceros amigos e companheiros de vastos conhecimentos, de grandes valores sócio-culturais, éticos e de reputações irreparáveis, bons chefes de família e excelentes profissionais. Mas, também, salientar o orgulho e a verdadeira satisfação pelos fiéis alunos e discípulos que encontraram neste pequeno mestre o caminho da sabedoria, da humildade e da perseverança, afinal - somos “MODELO CULTURAL” paradigma da tribo KIKONGO.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá mestre Machado. Sou filha do Heriberto que treino longos anos com o Senhor e ele me pediu teu e-mail para te mandar a foto do meu irmão(Heriberto)que a última vez que o senhor o viu era uma criança,hoje já um rapaz de 19 anos.ASS: Thayná.

Postar um comentário